terça-feira, 17 de março de 2009

Canal - Infotecno

Dicas úteis sobre o HD

O HD (hard drive ou disco rígido) é uma peça importantíssima do computador. Praticamente todos os computadores domésticos o têm. Nele deixamos o registro digital de nossas vidas -- seja através de textos, trabalhos, planilhas, fotos, vídeos e outras mídias que guardam parte de nossa memória. O disco rígido ganha este nome porque internamente possui diversos discos de metal magnéticos – o disco é fisicamente marcado com trilhas e setores magnéticos, onde as informações são gravadas. A formatação física -- realizada na fábrica -- cria no disco trilhas e setores, enquanto a formatação lógica é a que realizamos para instalar o sistema operacional ou criar um novo disco para nossos arquivos.

Tipos
A grande maioria dos novos computadores vem com discos rígidos Sata (Serial Advanced Technology Attachment), que substituíram fortemente no mercado as conexões IDE (Integrated Drive Eletronics). A tecnologia Sata é mais rápida que sua antecessora.
As primeiras placas com conexão Sata possuíam também a conexão para cabos IDE, muito usados nas unidades de CD. Entretanto, as placas modernas não dispõem mais da conexão IDE, somente tem conectores Sata. É importante conhecer o tipo de conexão existem no seu computador para saber qual HD comprar.





Capacidade de armazenamento
Hoje comumente as pessoas têm discos rígidos de 200 GB ou superiores. Essa capacidade é considerada mais que suficiente para muitos usuários, que não necessitam de grande espaço de disco.
Uma questão que gera muitas dúvidas é a compra, por exemplo, de um HD de 160 GB que apresenta capacidade menor na hora em que o usuário acessa as propriedades do disco. Isso acontece por um motivo simples: os fabricantes, ao anunciarem a capacidade de seus discos , consideram 1 gigabyte com sendo igual a 1 mil megabytes, assim como consideram 1 megabyte com sendo igual a 1000 kilobytes, e assim sucessivamente. O sistema operacional, por sua vez, considera 1 gigabyte como 1024 megabytes. Por esse motivo, o sistema vai sempre mostrar um valor quebrado para a capacidade do disco.
HD externo e interno
Esses dois tipos de discos rígidos não são diferentes. O HD externo nada mais é que um disco rígido convencional, que fica dentro de uma caixa -- conhecida popularmente como case. No case existem conectores IDE/Sata e conectores de força para ligar o HD – esses conectores, por sua vez, estão ligados a um pequeno circuito de controle que permite a conexão com o PC através de um cabo USB ou Firewire do PC. Dessa forma, o HD externo é reconhecido pelo PC como um pen drive.


Cuidados
O HD é um dispositivo complexo, com um mecanismo de leitura feito por um braço controlado por um motor. Por conta dessas características, é importante tomar alguns cuidados, que descrevo abaixo.
- Evite impactos fortes no HD. Para tanto, manuseie sempre seu computador com cuidado, evitando que ele bata com força sobre qualquer superfície. Ao transportar o computador, coloque-o sempre em um lugar fixo e protegido por algum material acolchoado.
- Não coloque seu computador perto de imãs e outros dispositivos magnéticos. Apesar de o HD possuir uma carcaça de proteção, existe sempre o risco de o magnetismo gerar a perda dos dados.
- Certifique-se sempre da temperatura de seu HD. O calor é um inimigo deste dispositivo (ainda nesta coluna vou explicar como medir a temperatura do HD). Para saber qual a temperatura máxima que ele suporta, é importante ler o manual do fabricante (que também explicarei adiante).


Programas úteis


Primeiro vou falar sobre o Crystal Disk Info, um aplicativo simples e gratuito que mostra algumas informações relevantes dos discos rígidos do computador.

Como mostra a imagem ao lado, o software é bem simples e indica algumas informações relevantes. A primeira delas é sobre o estado geral do HD. No caso do disco rígido da ilustração, ele se apresenta “saudável”. Quando o indicador for vermelho, mostrando a palavra “ruim”, significa que as coisas não vão bem: neste caso, providencie imediatamente uma cópia de segurança do HD e compre um novo.
Outra informação relevante é a temperatura. No caso da ilustração, 39º, que não é uma temperatura elevada. Entretanto, é importante saber os valores que o fabricante recomenda.
Caso o HD esteja muito quente, em temperaturas que superem, por exemplo, a barreira dos 45° a 50º, convém colocar um dispositivo de resfriamento, como o da ilustração abaixo. Ele fica preso abaixo do HD e contém duas ventoinhas para exaustão do ar quente. Quando maior for a capacidade do disco, e principalmente quando mais rotações ele tiver, mais recomendado é o uso deste tipo de dispositivo de resfriamento.


Fonte: Fernando Panissi - Especial para o G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!!