Primeiramente vamos tratar sobre uma das mais rentáveis organizações que atua no merado das comucações pela internet, um sistema de busca chamado
A marca mais famosa do mundo foi criado por dois estudantes Larry Page e Sergey Brin.
Em 1995 se conhecem em Stanford, Larry, 24 anos, graduado na Universidade de Michigan, pensa em entrar para a escola. Sergey, 23 anos, é designado para mostrar o campus a ele. Segundo alguns relatos, eles discordam sobre praticamente tudo nesse primeiro encontro.
Durante um projeto de doutorado da universidade, começa a ser criado àquela que posteriormente será uma das grandes empresas do mercado tecnológico.
Este projeto, primeiramente foi chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época, eles acabam chegando à idéias em comum sobre um dos grandes desafios da computação: a obtenção de dados relevantes em grandes quantidades de informações. Em outras palavras: a busca. Então tiveram por objetivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de ligações. Brin e Page conseguiram seu objetivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas e um ambiente extremamente simples. Continuando seus trabalhos, os amigos adquirem um terabyte em discos rígidos, uma capacidade de armazenamento muito grande para a época. Surge o primeiro data center (centro de dados) da Google, localizado no quarto de um dos fundadores. O Google ganhava popularidade e consumia a largura de banda da universidade como um pequeno monstrinho. Enquanto as aranhas - programas de computador que mapeiam a web - trabalhavam, a internet de toda a universidade simplesmente parava. O projeto deveria ganhar uma nova sede.
Endividados devidos aos gastos com a companhia, precisavam de um investidor. Esse investidor era Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun. De Andy, os dois amigos ganharam um cheque no valor de $100,000 dólares. O Cheque estava endereçado à Google Inc (que ainda não existia).
Larry e Sergey foram obrigados a formalizar a empresa.
O nome Google foi escolhido devido a expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, o investidor perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
O domínio http://www.google.com/ foi registrado um ano antes da fundação da empresa, mais exatamente no dia 15 de setembro de 1997, por uma empresa especializada em registro de marcas, a Mark Monitor Inc..
No final do ano, o sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia.
Em 1999, o Google atinge surpreendentes 500,000 acessos diários e se move para uma nova sede. Haveria uma segunda troca neste mesmo ano.
A primeira "face" do google em 1998.
Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e o ‘BETA’ é removido do logotipo.
Em 1999
Em 2000, o Crescimento da Google continuava...
Pouco a pouco formava-se uma cultura única de trabalho. Em uma empresa que já contabilizava 60 empregados, as lava lamps eram a principal decoração. As mesas dos empregados eram bastante simples e não haviam paredes (como ocorre ainda hoje). Em cima dessas mesas, computadores de alto desempenho.
O Clima de informalidade favorecia a troca de idéias entre os empregados. A velocidade inigualável e os recursos do portal atraiam usuários de forma astronômica.
Em Maio, após o recebimento de dois prêmios, o Google torna-se o maior portal de buscas da web, ao atingir o surpreendente número de um bilhão de sites em seu índice.
O Clima de informalidade favorecia a troca de idéias entre os empregados. A velocidade inigualável e os recursos do portal atraiam usuários de forma astronômica.
Em Maio, após o recebimento de dois prêmios, o Google torna-se o maior portal de buscas da web, ao atingir o surpreendente número de um bilhão de sites em seu índice.
Em 9 de outubro de 2006, uma grande aquisição feita pelo Google, o Youtube, que foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal. Foi anunciado que a companhia seria comprada gle por 1,65 bilhão de dólares em ações.
Hoje, sediada em Mountain View, Santa Clara, Califórnia, EUA, constitui mais de 25,270,000,000 páginas indexadas. Com várias ferramentas e não mais somente o sistema de buscas. As inovações foram gradativamente sendo construídas e reforlumadas. Abaixo segue a lista de alguns dos serviços do google hoje:
Acadêmico: Pesquise trabalhos acadêmicos
Barra de ferramentas: Adicione uma caixa de pesquisa ao seu navegador
Google Chrome: Um navegador desenvolvido para ser rápido, estável e seguro
Desktop: Pesquise no seu próprio computador Diretório Navegue pela web por tópico
Earth: Explore o mundo do seu computador
Imagens: Pesquise imagens na web
Maps: Consulte mapas e encontre a melhor rota
Pesquisa na web: Pesquise em mais de 8 bilhões de páginas
Blogger: Expresse as suas idéias online
Gmail: E-mail grátis, 2.8 GB de espaço e menos spam
Grupos: Crie listas e grupos de discussão
Orkut: Conheça gente nova e mantenha contato com seus amigos
Picasa: Encontre, edite e compartilhe as suas fotos
Talk: Ligações e mensagens instantâneas via computador
Google Docs: Crie e compartilhe projetos on-line. Acesse seus arquivos onde estiver.
YouTube: Assista, faça upload e compartilhe vídeos Melhore o desempenho do seu computador
E muito mais ainda está por vir.
Fonte: Wikipédia e site google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!!